
No último sábado (30), o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) deu início a uma nova iniciativa: a Oficina Itinerante de Drone, que teve sua primeira aula batizada de Primeiro Voo realizada de forma inédita na EMEF Deputado Marcírio Goulart Loureiro, localizada no bairro Cel Aparício Borges no turno da manhã.
A proposta do projeto é levar às escolas do Morro da Cruz e região atividades que apresentem a tecnologia dos drones e suas aplicações, despertando a curiosidade dos estudantes e promovendo a inclusão dos jovens nesse campo em expansão.
Conhecer sobre drones é fundamental porque essa tecnologia já está transformando diversas áreas, como agricultura, segurança, cinema, logística e até o monitoramento ambiental. Além de abrir novas possibilidades de carreira e inovação, o aprendizado sobre drones estimula a criatividade, o pensamento crítico e o interesse por ciência e tecnologia, preparando os jovens para participar ativamente das mudanças do mundo contemporâneo.
No sábado, a oficina começou por volta das 9h da manhã com uma explicação teórica sobre como pilotar as aeronaves. Foram utilizados três drones, o Dji Mini 3, Dji Mini 3 Pro e o Dji Mini 4 Pro. Apresentado cada um dos drones e como fazer para pilotá-los, também foi ensinado aos alunos a importância de saber por onde voar na cidade já que há espaços com restrição parcial e integral de voo no município. Posteriormente, alunos e professores da EMEF Deputado Marcírio Goulart Loureiro realizaram as suas primeiras tentativas de voar com as aeronaves, sempre com supervisão dos membros do CRC.
“Eu achei esse curso muito bom, foi uma experiência única. Foi bem participativo, a gente pilotou, foi bem longe. Os monitores também são muito legais. Eu gostei bastante de fazer o curso de pilotagem”, explica Isabela Machado Flores, 11 anos, estudante da escola.
Ao longo da manhã, as pilotagens aconteceram no entorno da escola e dos bairros Cel Aparício Borges e Vila São José. Inicialmente, o CRC vai buscar realizar a oficina em escolas da região do projeto e pretende ir às escolas das demais regiões da capital posteriormente.
Confira as fotos da atividade:
Todos os dias relatamos nossas atividades no nosso Instagram, Facebook e todos os meses no nosso canal do Youtube. Nos siga para acompanhar tudo o que estamos desenvolvendo.






