Projetos

O Coletivo desenvolve projetos que buscam reconhecer as potencialidades e desenvolver a comunidade do Morro da Cruz através da educação cidadã e da economia criativa.

Com base nisso, e também a partir de pedidos da comunidade, realizamos projetos atuais que cuidam das nossas crianças, preparam nossos jovens para o futuro e dão oportunidades para os adultos e idosos do morro.

Integração Social

O projeto Integração Social tem como objetivo atender crianças de 6 a 14 anos de idade através de diversas atividades como música, teatro, informática, esporte, hip-hop, aprendizagem e filosofia, trabalhando, assim, as múltiplas inteligências em um projeto complexo de desenvolvimento de cidadania. 

Atendemos este público de forma completa, pensando no presente e também os direcionando para o futuro, iniciando pelo desenvolvimento da autoestima e da autonomia. 

O Integração funciona no turno inverso da escola, sendo um espaço de acolhimento, educação e desenvolvimento integral das crianças, que são acompanhadas na escola, recebem visitas domiciliares e acompanhamento psicológico e nutricional. 

O projeto acontece na Rua Martins de Lima, 1746 de segunda a sexta das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h e recebe apoio do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS).

Reforço escolar

Filosofia

Hip-hop

Esportes

Informática

Música

Teatro

Conviver

Atendimento de jovens de 12 a 14 anos no turno inverso da escola, que proporciona uma variedade de oficinas educativas. Em 2024, funcionará segunda, terça e sexta, das 9h às 12h, e das 14h às 17h. Matrículas em fevereiro e agosto conforme disponibilidade de vagas. Rua Padre  Ângelo Costa, 303. Confira as atividades realizadas no Integração  Social. 

CRC

O CRC (Centro de Recondicionamento de Computadores) é um curso profissionalizante, que ocorre no contraturno escolar, em que jovens de 14 a 18 anos aprendem hardware e software, conhecendo todo o processo de recondicionamento de computadores para reaproveitá-los. 

Apresentamos tecnologia, sustentabilidade e inovação para os jovens, com inúmeras parcerias que estimulam o aprendizado e a entrada formal no mercado de trabalho. 

O CRC trabalha para inserir os jovens da comunidade no mundo digital. Em um momento onde o mercado de trabalho busca incansavelmente por pessoas preparadas para atuar com tecnologia, o CRC surge como uma oportunidade para mostrar a todos os talentos do Morro da Cruz. 

O projeto acontece na capela na Rua Vidal de Negreiros, 1652 de terça a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

Decola

O Decola, por sua vez, tem como foco preparar jovens de 14 a 18 anos para o mercado de trabalho, enquanto colabora para o desenvolvimento cidadão através de aulas de informática, inglês, aprendizagem e valorização à vida, expressão e inteligência emocional no contraturno escolar.

Os educandos são acompanhados na escola, recebem visitas domiciliares e acompanhamento psicológico. Ao final do curso, os jovens são encaminhados para outros cursos, para vagas de jovem aprendiz em nossos parceiros ou como monitores da instituição. 

O projeto acontece na Travessa 25 de Julho, 1572 de segunda à quinta-feira das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h e recebe apoio do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS).

Janelas abertas

O Janelas Abertas funciona para adultos preparando este público para o mercado de trabalho através de aulas noturnas de informática e inglês

É um dos projetos mais tradicionais do Coletivo e também mais um que visa trabalhar a inclusão digital e a preparação para o mercado de trabalho. Ali também vemos outras necessidades dos alunos e criamos cursos e parcerias de acordo com o que precisam.

O projeto acontece na capela na Rua Vidal de Negreiros, 1652 no turno da noite em diferentes dias da semana.

O que mais nós fazemos

Atendimento psicológico

Além disso, a ONG também oferece atendimentos psicológicos, através do setor de psicologia que hoje conta com um grupo especializado para atender os moradores da comunidade na modalidade individual e em grupo. São atendidas 30 pessoas de todas as idades em terapia individual e 20 outras em grupos terapêuticos.

Cursos profissionalizantes

Além de realizar projetos fixos, nós também realizamos cursos profissionais esporádicos. Alguns dos mais tradicionais são o curso de cabeleireiro e design de sobrancelhas. Eles contam com a participação de profissionais da área, além do apoio do Instituto Kóinos.