Projetos

O Coletivo desenvolve projetos que buscam reconhecer as potencialidades e desenvolver a comunidade do Morro da Cruz através da educação cidadã e da economia criativa.

Com base nisso, e também a partir de pedidos da comunidade, realizamos projetos atuais que cuidam das nossas crianças, preparam nossos jovens para o futuro e dão oportunidades para os adultos e idosos do morro.

Integração Social

O projeto Integração Social tem como objetivo atender crianças de 6 a 14 anos de idade através de diversas atividades como música, teatro, informática, esporte, arte (dança e slam), aprendizagem e filosofia, trabalhando, assim, as múltiplas inteligências em um projeto complexo de desenvolvimento de cidadania. 

Atendemos este público de forma completa, pensando no presente e também os direcionando para o futuro, iniciando pelo desenvolvimento da autoestima e da autonomia.

O Integração funciona no turno inverso da escola, sendo um espaço de acolhimento, educação e desenvolvimento integral das crianças, que são acompanhadas na escola, recebem visitas domiciliares e acompanhamento psicológico e nutricional. 

O projeto acontece na Rua Martins de Lima, 1746 de segunda a sexta das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h e recebe apoio do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS).

Reforço escolar

Filosofia

Hip-hop

Esportes

Informática

Música

Teatro

Conviver

Atendimento de jovens de 12 a 14 anos no turno inverso da escola, que proporciona uma variedade de oficinas educativas, sendo elas esporte, música e educação ambiental.

O Conviver tem o objetivo de preparar jovens que estão na fase da infância a entrarem mais preparados na adolescência, trabalhando questões importantes para este público.

As aulas acontecem segunda, quarta e sexta, das 9h às 12h, e das 14h às 17h na Rua Padre  Ângelo Costa, 303.

CRC

O CRC (Centro de Recondicionamento de Computadores) é um curso profissionalizante, que ocorre no contraturno escolar, em que jovens de 14 a 18 anos aprendem hardware e software, conhecendo todo o processo de recondicionamento de computadores para reaproveitá-los. Apresentamos tecnologia, sustentabilidade e inovação para os jovens, com inúmeras parcerias que estimulam o aprendizado e a entrada formal no mercado de trabalho. 

O CRC trabalha para inserir os jovens da comunidade no mundo digital. Em um momento onde o mercado de trabalho busca incansavelmente por pessoas preparadas para atuar com tecnologia, o CRC surge como uma oportunidade para mostrar a todos os talentos do Morro da Cruz

O projeto acontece na capela na Rua Vidal de Negreiros, 1652 de terça a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

Decola

Curso preparatório para o mercado de trabalho com duração de 6 meses destinado a jovens de 14 a 18 anos. As aulas abordam informática, esporte, desenvolvimento pessoal, expressão e aprendizagem e valorização à vida.

No projeto, temos aulas que capacitam o jovem e o ajudam a encarar o mercado de trabalho, as decisões sobre carreira e também os estudos de forma bem mais tranquila.

O projeto funciona de segunda a quinta, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h na Travessa 25 de Julho, 1572.

Oficina de marcenaria

A oficina de marcenaria do Coletivo nasceu no final de 2023 quando ela foi escolhida pelo Centro de Empreendedorismo e Informática da UFRGS como um projeto social a ser incubado pela entidade. A partir daí, a oficina recebeu mentorias do CEI e começou oficialmente algumas aulas durante os sábados já no primeiro semestre de 2024. 

A partir do segundo semestre de 2024, a oficina começou a receber alunos em turmas através de um curso. É um projeto destinado a homens e mulheres de 18 a 24 anos que tenham interesse em um curso básico de marcenaria. 

A oficina de marcenaria é um projeto social que tem o objetivo de impactar a comunidade do Morro da Cruz no sentido de educar jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. É um espaço de estudos sobre marcenaria e produção de mobiliários. 

A oficina possui como pilares a sustentabilidade, uma vez que os materiais utilizados na confecção das peças de mobiliário produzido na oficina possuem um impacto menor no meio ambiente, além de ensinar uma profissão aos moradores do Morro da Cruz, visando aumentar a empregabilidade e também o desenvolvimento econômico da região. 

Acontece nas segundas e sextas na Rua Primeiro de Março, 774. 

Janelas abertas

O Janelas Abertas funciona para adultos preparando este público para o mercado de trabalho através de aulas noturnas de informática. É um dos projetos mais tradicionais do Coletivo e também mais um que visa trabalhar a inclusão digital e a preparação para o mercado de trabalho. 

Ali também vemos outras necessidades dos alunos e criamos cursos e parcerias de acordo com o que precisam. O projeto acontece na Rua Vidal de Negreiros, 1652 no turno da noite em diferentes dias da semana. 

Coletivo 60+

Projeto de produção audiovisual que visa produzir vídeos educativos com o objetivo de ensinar o público idoso a utilizar a tecnologia no seu dia a dia. O projeto grava, edita e publica dois vídeos por mês abordando temas do interesse do público idoso. 

Este projeto é desenvolvido em parceria com a Gruppen It, empresa de tecnologia e segurança da informação sediada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. . 

O que mais nós fazemos

Cursos profissionalizantes

Além de realizar projetos fixos, nós também realizamos cursos profissionais esporádicos. Alguns dos mais tradicionais são o curso de cabeleireiro e design de sobrancelhas. Eles contam com a participação de profissionais da área, além do apoio do Instituto Kóinos.

Rolar para cima