Parceria com o Coletivo busca diminuir calor das casas do Morro da Cruz com lã de ovelha

O final de 2023 foi marcado por uma parceria envolvendo o Coletivo que tinha o objetivo de diminuir o calor nas residências dos moradores do Morro da Cruz através da lã de ovelha produzida no interior do Rio Grande do Sul.

A iniciativa surgiu após o advogado e agrônomo Francisco Antônio Stockinger buscar o Coletivo para desenvolver o projeto tanto nas sedes da instituição quanto em casas de moradores da comunidade. A ação também a parceria da Pampalanas, responsável pela produção do material utilizado nos testes.

Buscando alternativas

A iniciativa possui uma série de objetivos. O primeiro deles é criar um método de diminuir as temperaturas das residências dos moradores do Morro da Cruz de forma sustentável e que também não pese no bolso das pessoas. A segunda é criar um mercado onde ovinocultores consigam rentabilizar com a sua produção e consigam fazer isso vendendo o material a um preço justo.

Os primeiros testes

Primeiros testes com a lã de ovelha da iniciativa começaram na casa da Dona Magda de Medeiros – Créditos: Robson Farias / Coletivo MDC

Os primeiros testes começaram no final de 2023. Foram escolhidas duas sedes do Coletivo e a casa de uma moradora do Morro da Cruz chamada Magda de Medeiros para as ações. Os testes consistiam em instalar a lã de ovelha em cômodos dos locais, adicionar um termómetro digital neles e outro em ambientes sem a lã para comparar ambas as temperaturas após um período.

Os primeiros resultados sairam em janeiro de 2024, mostrando que os lugares onde a lã estava tiveram uma queda de até 7º graus a menos se comparados aos lugares sem o material, um dado positivo sobre a iniciativa.

Os próximos passos

Após a comprovação da queda da temperatura, o objetivo é e avaliar a viabilidade econômica, tentando comercializar o produto e ver se haverá aceitação por parte do público. Confira um vídeo completo falando sobre a iniciativa.

Nos siga nas redes sociais

Todos os dias relatamos nossas atividades no nosso InstagramFacebook e duas vezes no mês no canal do Youtube. Nos siga para acompanhar tudo o que estamos desenvolvendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima