CRC cria projeto de internet comunitária no Morro da Cruz

Projeto busca tornar conexão mais acessível na região – Créditos: Robson Farias

Depois de algumas ações durante o ano que buscaram auxiliar as vítimas das cheias que atingiram o Rio Grande do Sul, voltamos a realizar iniciativas com foco nos moradores do Morro da Cruz. E a primeira delas se chama Conexões Morro da Cruz. Ela está sendo desenvolvida pelo CRC (Centro de Recondicionamento de Computadores).

O Conexões Morro da Cruz é uma iniciativa de inclusão digital que recebe apoio do Ministério das Comunicações via emenda parlamentar, através do Termo de Colaboração n° 946277/2023 e tem como objetivo facilitar o acesso dos moradores da comunidade à internet. No entanto, o projeto vai além da mera oferta de banda larga, buscando criar um sistema que capacite os usuários a utilizarem essa ferramenta como um meio de desenvolvimento pessoal e profissional, aumentando, por exemplo, suas chances de conseguir um emprego.

Como o projeto vai funcionar

Além de internet o projeto prevê a distribuição de conteúdos didáticos à população – Créditos: Divulgação

Na prática a iniciativa prevê a instalação de pontos com acesso à internet (hotspots) em diversos locais do morro. Esses espaços vão oportunizar a conexão para os moradores de forma gratuita, mas a partir de alguns requisitos. A utilização da banda larga será permitida para aqueles que participarem de cursos e atividades pedagógicas desenvolvidas pelo CRC e também pelo Coletivo.

Durante a execução da iniciativa, o Centro de Recondicionamento de Computadores disponibilizará conteúdos didáticos que sejam relevantes à comunidade para que os moradores aprendam, evoluam e, a partir da sua participação, consigam liberar créditos para utilizar a internet de forma livre.

O Conexões Morro da Cruz funcionará a partir do que é chamado de rede mesh, uma tecnologia que permite criar um sistema Wi-Fi formado por dois ou mais dispositivos que se comunicam entre si para formar uma rede única. Desta maneira, a iniciativa prevê criar uma cobertura de rede para contemplar inicialmente parte da comunidade e fornecer conexão para no mínimo 1.500 pessoas durante um ano.

Conexões Morro da Cruz prevê disponibilizar internet em diversos pontos do morro – Créditos: Robson Farias

Outro fator relevante da iniciativa é o fato de que ela vai buscar o fomento e a divulgação de negócios do morro, uma vez que alguns dos pontos de acesso à internet devem ficar em comércios, levando a comunidade a conhecer os estabelecimentos a partir da localização dos hotspots.

Neste momento, a iniciativa está passando pelo processo de criação da sua infraestrutura para permitir que ela seja implementada posteriormente. A liberação do acesso à internet a partir da ação para os moradores do Morro da Cruz ainda não tem uma data prevista, mas deverá acontecer até o final de 2024.

Nos siga nas redes sociais

Outras informações sobre o Conexões Morro da Cruz serão divulgadas nas próximas semanas nas redes sociais do Coletivo. Nos siga no Instagram e no Facebook e fique por dentro da iniciativa e outras ações que estamos desenvolvendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima