Tivemos um março repleto de ações: confira o que realizamos

teste

Março foi um mês de muitas realizações no Coletivo e de muito movimento em nossas ações. Tivemos o inicio de alguns dos nossos tradicionais cursos, passeios e também o pontapé inicial de projetos importantes para a comunidade do Morro da Cruz. 

Com as novas ações, iniciamos o terceiro mês de 2024 com um total de sete projetos que trabalham em diferentes frentes na comunidade. Além do Conviver, Integração Social, Decola e Coletivo 60+ que começaram em fevereiro, hoje também estão acontecendo atividades no CRC, Janelas Abertas e NAAM. 

Começou o CRC 

Primeiro aula do CRC em 2024 contou com turmas cheias no turno da manhã e tarde – Créditos: Robson Farias / Coletivo MDC

No dia 4 de março começaram oficialmente as aulas do primeiro semestre do projeto CRC (Centro de Recondicionamento de Computadores). Ao todo, 25 alunos estão realizando o curso nesta primeira metade do ano, sendo 14 no turno da tarde e 11 pela manhã. 

Além das aulas tradicionais do CRC, em 2024 mantivemos a parceria com a Nebula Web3 para continuarmos tendo aulas de web 3.0 e seguir trabalhando o tema com os nossos alunos. 

CRC foi ao South Summit

Alunos da turma da manhã e tarde do CRC compareceram ao South Summit Brazil 2024 – Créditos: Yuri Silva dos Santos / Coletivo MDC

Uma das primeiras ações do ano do CRC foi a ida ao South Summit Brazil 2024, evento de tecnologia e inovação que aconteceu em Porto Alegre nos dias 20, 21 e 22 de março. As duas turmas do projeto foram contempladas e puderam acompanhar a feira durante um turno cada no dia 22. O evento aconteceu no Cais Mauá e a ida dos jovens se deu a partir da doação de ingressos solidários através da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT-RS).  

Começou o Janelas Abertas

Janelas Abertas terá parceria com o projeto Coletivo 60+ – Créditos: Marcella Sei / Coletivo MDC

Além do CRC outro curso que começou em março foi o Janelas Abertas. Em 2024, o Janelas iniciou com uma proposta um pouco diferente que é trabalhar em parceria com o projeto Coletivo 60+ que teve o seu início neste ano no Coletivo. O Coletivo 60+ tem como objetivo produzir material audiovisual que eduque o público idoso acerca das tecnologias presentes hoje. São exemplos dessas tecnologias o uso do e-mail, o uso do PIX como método de pagamento, os cuidados para evitar golpes na internet e outros. 

Já o objetivo do Janelas Abertas é trabalhar a inclusão digital com o público idoso, servindo como ponte para entender as necessidades tecnológicas deste público e levando sugestões de temas para que o Coletivo 60+ produza materiais audiovisuais que mostrem soluções.

Início da oficina de marcenaria 

Turma da oficina de marcenaria conta com jovens e adultos – Créditos: Igor Nicolini / Coletivo MDC

Outro projeto que começou neste mês foi o curso de marcenaria. Ministrado pelo gerente de obras Igor Nicolini e pelo empreiteiro Moisés Bilaski, o projeto tem como objetivo o ensino desta profissão com a ideia de ser uma alternativa para geração de renda na comunidade. Os encontros acontecem todo sábado pela manhã. 

Lançamento do NAAM e ação do Dia Internacional das Mulheres

Ações com foco em ajudar as mulheres do Morro da Cruz são realizadas no Coletivo – Créditos: Arquivo pessoal / Coletivo MDC

No dia 8 de março lançamos oficialmente o NAAM – Núcleo de Atendimento à Mulher do Morro da Cruz. A iniciativa nasceu com o propósito de ser um espaço onde as mulheres possam se sentir seguras para conversarem sobre temas relevantes pra elas e que precisam ser debatidos, como violência doméstica por exemplo. 

Os encontros serão realizados semanalmente pela estudante de psicologia Georgia Garcia e pela educadora referência Rosimeri Aguirre. 

Ainda no dia 8 realizamos uma palestra voltada ao público feminino falando sobre acesso a direitos que as mulheres do Morro da Cruz possuem. O encontro foi conduzido pela educadora Paula Ribeiro.

Ação de Páscoa

Ação aconteceu em parceria com o Invictus FC, time de futebol do Morro da Cruz – Créditos: João Batista Schermann / Coletivo MDC

Em março também comemoramos a Páscoa. Além de entregar docinhos que foram doados por nossos apoiadores para os jovens do nossos projetos, também fomos parceiros da ação de páscoa realizada pelo Invictus FC, o time de futebol do Morro da Cruz.

Nos siga nas redes sociais

Todos os dias relatamos nossas atividades no nosso Instagram, Facebook e duas vezes no mês no canal do Youtube. Nos siga para acompanhar tudo o que estamos desenvolvendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você também goste de ler