Vamos trabalhar educação ambiental em 2024

Créditos

O ano de 2024 reserva um novo propósito para o Coletivo. Preocupados com o impacto do ser humano no meio ambiente e também em inserir a comunidade do Morro da Cruz dentro de pautas sustentáveis, lançamos como objetivo este ano trabalhar a educação ambiental como uma das nossas principais ações.

Abordar o tema era de interesse do Coletivo há anos, mas tomou forma recentemente em meio a urgência de se falar e buscar soluções para crise climática global. De acordo com a coordenadora geral, Luísa Pires, o objetivo é fazer com que as ações impactem positivamente e conscientizem a comunidade, principalmente os jovens.

Nosso objetivo é que os próprios jovens possam se tornar agentes de mudança à medida que vão conhecer mais sobre o tema e vão participar de ações dentro da comunidade durante o ano, explica Luísa.
Cuidados com o meio ambiente dentro e fora do Coletivo farão parte das ações do ano – Crédito: Robson Farias/Coletivo MDC

O responsável pelas aulas de educação ambiental e também pelas ações na comunidade será o técnico em agropecuária e educador Rafael Mestre Sangenito, que se dispôs a ser voluntário no Coletivo em 2024. Segundo ele, a expectativa para as aulas são boas. O educador acredita que é possível fazer com que o sentimento de conscientização do meio ambiente possa ser despertado nos jovens. Ele também explica que é possível criar uma consciência sustentável a partir das ações.

Ensinar educação ambiental aos jovens com o intuito de criar uma consciência sustentável. Fazendo eles compreenderem e abordar questões ambientais, promovendo a preservação do meio ambiente do morro e fora dele e garantindo um futuro mais sustentável para comunidade, conta o educador.
Cuidados com a horta será uma das ações do ano – Créditos: Robson Farias/Coletivo MDC

As ações que acontecerão ao longo do ano ainda estão em fase de estudo. No entanto, Rafael explica que o principal pilar do que será feito irá unir sempre teoria e prática.

Pretendo ter mais atividades externas, hortas, composteira, plantio de árvores, colocação de cartazes de conscientização feito por eles, jardinagem. Aliando sempre a teoria com a prática, conta.
Aulas do projeto Conviver começaram recentemente – Créditos: Juliana Silva/Coletivo MDC

As aulas de educação ambiental começaram nesta semana no Conviver. Este projeto presta atendimento para jovens de 12 a 14 anos no turno inverso da escola e proporciona uma variedade de oficinas educativas. Em 2024, funcionará segunda, terça e sexta, das 9h às 12h, e das 14h às 17h.

Nos siga nas redes sociais

Todos os dias relatamos nossas atividades no nosso InstagramFacebook e duas vezes no mês no canal do Youtube. Nos siga para acompanhar tudo o que estamos desenvolvendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você também goste de ler