Oficina do Morro produz móveis para vítimas das cheias do RS

Érico Neves, voluntário da Oficina do Morro, produzindo bancos para doar às famílias – Créditos: Robson Farias

A Oficina do Morro, projeto que nasceu em 2024 no Coletivo Autônomo Morro da Cruz, está realizando mais uma ação inédita em prol das vítimas das cheias que afetaram o Rio Grande do Sul em abril e maio deste ano.

Depois de produzir 651 rodos de madeira para limpeza das casas e estabelecimentos comerciais dos atingidos, o projeto irá produzir móveis totalmente gratuitos para entregar às famílias que ainda estão tentando recomeçar após os estragos deixados pelas enchentes.

Como a iniciativa funciona

Desde que a Oficina do Morro foi anunciada como um projeto do Coletivo no inicio do ano, buscamos parceiros que pudessem apoiar essa iniciativa. A partir da produção dos rodos de limpeza feitos no primeiro semestre, conseguimos contatos de interessados em nos ajudar tendo como contrapartida também ajudar as vítimas afetadas pelas enchentes. Ou seja, esses apoiadores acreditaram tanto no nosso projeto que viam nele a possibilidade de ser um caminho para ajudar o povo gaúcho.

Essa confiança se estendeu também para a ação de produção dos móveis. Através da doação de apoiadores, conseguimos verba para comprar ferramentas e materiais para produzir os móveis. Com isso presente, a nossa equipe começou uma etapa muito importante que foi a de prototipagem dos móveis. Nesta etapa nós estudamos como produzir móveis bons e de qualidade para as famílias e chegamos até um resultado final onde conseguimos produzir seis tipos de móveis diferentes.

Material escolhido para produção dos móveis evita descartes

Todos os móveis produzidos pela Oficina do Morro são feitos com compensado naval, exceto as gavetas das camas que são feitas com MDF. O compensado naval é resistente a umidade e também a água. A escolha por ele se deu como uma medida de precaução já pensando que existe a possibilidade das vítimas das cheias deste ano virem a passar por algo parecido no futuro. Caso aconteça algo parecido, os móveis entregues pela Oficina do Morro às famílias poderão continuar a serem utilizados mesmo com o contato da água.

Como as famílias podem se cadastrar

A ação tem como objetivo produzir 300 móveis até o final de 2024. As pessoas que tiverem interesse em se cadastrar podem preencher o nosso formulário seguindo o seguinte passo a passo:

  • Acesse o Instagram do Coletivo Autônomo Morro da Cruz (@ongcoletivomdc)
  • Clique em linktr.ee/coletivomorrodacruz
  • Na sequência clique em Cadastro para receber móveis

Caso haja necessidade de ajuda ou dúvidas sobre o preenchimento do formulário é necessário que as pessoas entrem em contato através do WhatsApp de número 51 99116-7532. Até esta publicação mais de 110 cadastros foram realizados.

Como apoiar a iniciativa

A Oficina do Morro possui um PIX para receber doações. A chave é [email protected]. Qualquer valor doado fará uma grande diferença pra nós.

28 de agosto de 2024 – Reportagem do Jornal do Almoço, da RBS TV, mostra iniciativa da Oficina do Morro, do Coletivo, de produzir móveis para afetados pelas cheias no RS.

Nos siga nas redes sociais

Todos os dias relatamos nossas atividades no nosso InstagramFacebook e todos os meses no nosso canal do Youtube. Nos siga para acompanhar tudo o que estamos desenvolvendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima