A iniciativa Conexões Morro da Cruz, coordenada pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), deu um passo importante no mês de outubro. Depois de semanas de aulas, testes e estudos, o projeto saiu às ruas do Morro da Cruz e instalou os primeiros roteadores que começaram a fornecer acesso à internet de forma livre aos moradores da comunidade.
O Conexões Morro da Cruz é uma iniciativa de inclusão digital que recebe apoio do Ministério das Comunicações via emenda parlamentar, através do Termo de Colaboração n° 946277/2023 e tem como objetivo facilitar o acesso dos moradores da comunidade à internet. No entanto, o projeto vai além da mera oferta de banda larga, buscando criar um sistema que capacite os usuários a utilizarem essa ferramenta como um meio de desenvolvimento pessoal e profissional, aumentando, por exemplo, suas chances de conseguir um emprego.
Na prática a iniciativa prevê a instalação de pontos com acesso à internet (hotspots) em diversos locais do morro. Esses espaços vão oportunizar a conexão para os moradores de forma gratuita, mas a partir de alguns requisitos. A utilização da banda larga será permitida para aqueles que participarem de cursos e atividades pedagógicas desenvolvidas pelo CRC e também pelo Coletivo que neste momento ainda não estão sendo ofertadas.
Durante a execução da iniciativa, o Centro de Recondicionamento de Computadores disponibilizará conteúdos didáticos que sejam relevantes à comunidade para que os moradores aprendam, evoluam e, a partir da sua participação, consigam liberar créditos para utilizar a internet de forma livre.
O Conexões Morro da Cruz funcionará a partir do que é chamado de rede mesh, uma tecnologia que permite criar um sistema Wi-Fi formado por dois ou mais dispositivos que se comunicam entre si para formar uma rede única. Desta maneira, a iniciativa prevê criar uma cobertura de rede para contemplar inicialmente parte da comunidade e fornecer conexão para no mínimo 1.500 pessoas durante um ano.
Sinal de Wi-Fi já está disponível para conexão de moradores
No mês de outubro, professores e alunos começaram a implementação dos protótipos após um período de estudos e testes. Na prática isso significa que os estudantes pegaram roteadores que serão espalhados pelo Morro da Cruz, configuraram eles e verificaram por etapas até onde a banda de internet conseguiria chegar. Após a conclusão, foi a vez de levar cinco roteadores para cinco pontos do morro para uma outra bateria de testes, mas desta vez em ambientes onde moradores pudessem se conectar para a partir daí o CRC coletar mais informações. Esses cinco pontos estão com uma rede de Wi-Fi chamada “Conexões Morro da Cruz” aberta para qualquer morador do morro usar e navegar na internet.
Dona Jaci, a presidente da Associação de Moradores do Morro da Cruz, disse que a rede do projeto que está em sua sede será importante para facilitar o acesso à internet por parte dos moradores que circulam pelo local, principalmente para quem tem mais dificuldade de conseguir conexão no dia a dia.
“Eu acho muito importante porque tem gente que não consegue nem sequer colocar uma recarga no celular. Tem gente que vem aqui até pra carregar o celular, ligar na luz o telefone. Então vai ajudar muito”, explica Jaci.
Após a inclusão dos primeiros pontos, o próximo objetivo é seguir instalando mais roteadores, mas desta vez em locais com grandes movimentos como escolas e postos de saúde para continuar verificando se a conexão está com qualidade para os moradores. Os cinco hostposts estão localizados nos endereços abaixo:
- Rua Vidal de Negreiros, nº 1652
- Padre Ângelo Costa, nº 303
- Rua Martins de Lima, nº 1746
- Travessa 25 de Julho, nº 1572 (há dois roteadores no local, um na sede do Coletivo e outro na Associação de Moradores do Morro da Cruz)
O CRC pretende concluir a instalação de todos os roteadores até março de 2025. Usuários que se conectarem à rede e verificarem algum problema ou quiserem fazer uma sugestão podem entrar em contato conosco através das nossas redes sociais ou WhatsApp 51 4042-5060.
Nos siga nas redes sociais
Todos os dias relatamos nossas atividades no nosso Instagram, Facebook e todos os meses no nosso canal do Youtube. Nos siga para acompanhar tudo o que estamos desenvolvendo.