O Coletivo desenvolve projetos que buscam reconhecer as potencialidades e desenvolver a comunidade do Morro da Cruz através da educação cidadã e da economia criativa.
Com base nisso, e também a partir de pedidos da comunidade, realizamos projetos atuais que cuidam das nossas crianças, preparam nossos jovens para o futuro e dão oportunidades para os adultos e idosos do morro.
Para além das atividades que ajudam individualmente os moradores, nossos projetos possuem impacto direto nas famílias da comunidade, uma vez que tudo o que nós desenvolvemos envolve de alguma maneira os familiares dos nossos atendidos.
Saiba mais sobre o impacto dos projetos na vida das famílias da comunidade clicando no botão a seguir:
Integração Social

O Integração funciona no turno inverso da escola, sendo um espaço de acolhimento, educação e desenvolvimento integral das crianças, que são acompanhadas na escola, recebem visitas domiciliares e acompanhamento psicológico e nutricional. Atendemos este público de forma completa, pensando no presente e também os direcionando para o futuro, iniciando pelo desenvolvimento da autoestima e da autonomia.
O projeto Integração Social tem como objetivo atender crianças de 6 a 11 anos de idade através de diversas atividades de música, teatro, informática, esporte, artes, aprendizagem e educação ambiental, trabalhando, assim, as múltiplas inteligências em um projeto complexo de desenvolvimento de cidadania.
O projeto acontece na Rua Martins de Lima, 1746 de segunda a sexta das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.
Conviver

Atendimento de jovens de 12 a 14 anos no turno inverso da escola, que proporciona uma variedade de oficinas educativas, sendo elas cidadania, arte e cultura e educação ambiental.
O Conviver tem o objetivo de preparar jovens que estão na fase da infância a entrarem mais preparados na adolescência, trabalhando questões importantes para este público.
As aulas acontecem segunda, quarta e sexta, das 9h às 12h, e das 14h às 17h na R. Ernesto Araújo, 838.
CRC

O CRC (Centro de Recondicionamento de Computadores) é um curso profissionalizante, que ocorre no contraturno escolar, em que jovens de 14 a 18 anos aprendem hardware e software, conhecendo todo o processo de recondicionamento de computadores para reaproveitá-los. Apresentamos tecnologia, sustentabilidade e inovação para os jovens, com inúmeras parcerias que estimulam o aprendizado e a entrada formal no mercado de trabalho.
O CRC trabalha para inserir os jovens da comunidade no mundo digital. Em um momento onde o mercado de trabalho busca incansavelmente por pessoas preparadas para atuar com tecnologia, o CRC surge como uma oportunidade para mostrar a todos os talentos do Morro da Cruz
O projeto acontece na capela na Rua Vidal de Negreiros, 1652 de terça a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.
Decola

Curso preparatório para o mercado de trabalho com duração de 6 meses destinado a jovens de 14 a 18 anos. As aulas abordam informática, esporte, desenvolvimento pessoal e inteligência emocional, expressão e cidadania.
No projeto, temos aulas que capacitam o jovem e o ajudam a encarar o mercado de trabalho, as decisões sobre carreira e também os estudos de forma bem mais tranquila.
O projeto funciona de segunda a quinta, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h na Travessa 25 de Julho, 1572. Este projeto recebe apoio do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul e também do Instituto Koinós.
Oficina do Morro

A Oficina do Morro é um negócio de impacto social do Coletivo Autônomo Morro da Cruz que nasceu em 2024. É uma escola de marcenaria que atende jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social no Morro da Cruz, comunidade da Zona Leste de Porto Alegre. A Oficina do Morro possui três pilares que nós definimos como os nossos objetivos. São eles:
Ser uma escola de marcenaria. A Oficina é uma escola de marcenaria que tem o objetivo de ensinar a arte de criar, construir e reparar móveis de madeira. Ser um espaço maker. A Oficina também é um local onde pessoas da comunidade podem testar e fazer novos móveis conforme as suas necessidades e também ser uma fábrica. A Oficina é uma fábrica de móveis que rentabiliza os seus marceneiros e marceneiras.
Norteadores do projeto
- Educação popular – A Oficina é uma escola que busca levar educação acessível às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
- Desenvolvimento econômico – A Oficina também é um local que busca ser uma alternativa de renda para os moradores do Morro da Cruz.
- Sustentabilidade – Prezamos pela utilização de material amigável ao meio ambiente na produção dos móveis, como compensado naval, por exemplo.
O projeto acontece na rua Primeiro de Março, 774.
Gurias do Morro

O Gurias do Morro nasceu com o objetivo de incentivar e fomentar o futebol feminino no Morro da Cruz e no momento está atendendo meninas de 8 a 16 anos.
O futebol feminino tem uma importância imensa para as meninas, pois vai além de ser apenas um esporte. Ele oferece oportunidades valiosas de empoderamento, inclusão e desenvolvimento pessoal.
Além disso, o futebol feminino ajuda a desconstruir estereótipos de gênero, mostrando que as meninas são tão capazes quanto os meninos em qualquer atividade, inclusive no esporte. Ele abre portas para que elas sonham com carreiras em um ambiente antes dominado por homens, promovendo a igualdade e reforçando a importância da diversidade.
Este projeto acontece todo sábado das 9h às 11h na Rua Nove de Junho, 1600.
Janelas abertas

O Janelas Abertas funciona para adultos preparando este público para o mercado de trabalho através de aulas noturnas de informática. É um dos projetos mais tradicionais do Coletivo e também mais um que visa trabalhar a inclusão digital e a preparação para o mercado de trabalho.
Ali também vemos outras necessidades dos alunos e criamos cursos e parcerias de acordo com o que precisam. O projeto acontece na Rua Vidal de Negreiros, 1652 no turno da noite em diferentes dias da semana.
Este projeto é apoiado com muito orgulho pela empresa Compuletra.
Cursos profissionalizantes

Além de realizar projetos fixos, nós também realizamos cursos profissionais esporádicos. Alguns dos mais tradicionais são o curso de cabeleireiro e design de sobrancelhas. Eles contam com a participação de profissionais da área, além do apoio do Instituto Kóinos.