EN / BR

O Que Fazemos

Projeto Integração Social

Conscientes de que a educação é a base para o desenvolvimento humano, nosso principal projeto, hoje, tem como objetivo oferecer um lugar de acolhimento às crianças carentes do Morro da Cruz através de atividades educativas, no turno inverso da escola.


As atividades ofertadas pela ONG são:

  • Reforço escolar 
  • Aulas de capoeira 
  • Aulas de percussão 
  • Aulas de teatro
  • Aulas de yoga 
  • Aulas de artesanato 
  • Aulas de grafite e hip hop
  • A hora do conto (Contação de Histórias) 
  • Acompanhamento psicológico para alunos e familiares
  • Visitas da Médica Pediátrica 
  • Projeto “Eskolinha” aos sábados (espaço de recreação e de atividades lúdicas e culturais)

Nosso projeto, tem o grande propósito de acolher não só crianças e adolescentes, como também suas famílias.  Para isso, contamos com profissionais da área educacional e de humanas, como psicólogos e pedagogos que realizam acompanhamento individualizado e familiar. Trabalhamos as relações interpessoais e suas diferentes demandas, contribuindo também para a viabilização de oportunidades profissionais para estas famílias. Damos atenção ainda para as relações de grupo, a interação social entre as crianças e jovens, e incentivamos o desenvolvimento de sua cidadania.

Temos como grande aliado o método de alfabetização pós-construtivista desenvolvido pelo Grupo de Estudos Sobre Educação, Metodologia da Pesquisa e Ação (Geempa). Obtivemos grande sucesso na alfabetização de crianças, durante o período em que realizamos este projeto piloto. Esta parceria segue e, nosso objetivo, é alfabetizar muitos outros jovens e, principalmente, adultos que tiveram sua alfabetização prejudicada por conta da exclusão e vulnerabilidade social.

Reproduzir vídeo

Projeto Construindo o Futuro

Sabendo que a dificuldade dos moradores do Morro da Cruz em conseguir vagas no mercado de trabalho está intimamente ligada à falta de qualificação profissional, desenvolvemos um projeto que busca ajudar a diminuir o número de desempregados entre as famílias que atendemos. Com este projeto, nosso objetivo é promover ações concretas que capacitem e propiciem a reinserção de pessoas no mercado de trabalho.

 

Por compreendermos que o público atendido pelo projeto apresenta uma série de dificuldades decorrentes da situação de vulnerabilidade social vivida pelos moradores da comunidade, visamos também o fortalecimento de suas autoestimas, aumentando assim, as chances dos candidatos. O “Construindo o Futuro” também é uma resposta ao agravamento da crise econômica e da recessão agravada pela pandemia do Covid 19.

 

Nosso projeto, além de promover a capacitação de pessoas através de ajuda na construção e melhoria de currículo, preparação para entrevistas de emprego, dicas e instruções em como ter uma boa comunicação e conduta no ambiente de trabalho, busca também fazer um mapeamento de comerciantes locais que tenham vagas disponíveis para que haja um cruzamento entre esses comerciantes e os nossos candidatos. Acreditamos muito na importância do desenvolvimento local do território e buscamos o fortalecimento do nosso vínculo com a comunidade do Morro da Cruz.