Projetos
Há mais de dez anos estamos no território, embora apenas três anos formalmente. Escutamos as demandas da comunidade e trazemos projetos conhecidos, mas sempre com uma inovação. Temos muitos parceiros competentes que nos apoiam nestes projetos, de modo que viemos nos especializando cada vez mais, com uma equipe multidisciplinar que cuida desde a saúde mental dos atendidos com um projeto consistente de psicologia até educação, preparação para o mercado de trabalho, visitas domiciliares e assistência social. Temos hoje cinco projetos funcionando a pleno vapor, além de ações integradas na comunidade.
Projeto Integração Social
Conscientes de que a educação é a base para o desenvolvimento humano, com este projeto nasceu o Coletivo, com o objetivo de oferecer um lugar de acolhimento às crianças do Morro da Cruz através de atividades educativas, no turno inverso da escola. As atividades são para o público dos 6 aos 14 anos e incluem reforço escolar, aulas de artesanato, contação de histórias, aulas de dança, aulas de judô, prática de esportes, inglês, informática – além de atendimento com nutricionista e acompanhamento psicológico.
Nosso modo de trabalhar é sempre apostar nas pessoas e olhar para as famílias, buscando sempre colaborar para o desenvolvimento humano integral. Não temos como atender uma criança sem olhar o seu entorno e a partir desse cuidado que todos os demais projetos foram nascendo.
Uma grande parceria que temos é o Grupo de Estudos Sobre Educação, Metodologia da Pesquisa e Ação (Geempa), que desenvolve o método de alfabetização pós-construtivista e já auxiliou mais de dez crianças da comunidade em nossas sedes.
Esta parceria segue e, nosso objetivo, é alfabetizar muitos outros jovens e, principalmente, adultos que tiveram sua alfabetização prejudicada por conta da exclusão e vulnerabilidade social.
PROJETO JANELAS ABERTAS

Sabemos que hoje o analfabetismo digital prejudica a vida social e profissional das pessoas. As dificuldades de acesso à Internet e conhecimento pode afetar até mesmo o exercício da cidadania.
O Projeto Janelas Abertas visa oferecer inclusão digital aos moradores da comunidade. Atendemos, com aulas de informática básica e avançada, jovens, adultos e idosos. Dentro deste projeto, temos um subprojeto com jovens e adultos que visa prepará-los para a entrada no mercado de trabalho com módulos do Construindo o Futuro, aulas de cidadania e apoio psicológico, que resgatam a autoestima das pessoas.
O Construindo o Futuro foi um projeto piloto que iniciou em 2019 e promovia a capacitação de pessoas através de ajuda na construção e melhoria de currículo, preparação para entrevistas de emprego, dicas e instruções em como ter uma boa comunicação e conduta no ambiente de trabalho.
Acreditamos muito na importância do desenvolvimento local do território e buscamos o fortalecimento do nosso vínculo com a comunidade do Morro da Cruz. Por isso, demos mais um passo ao criar junto com a empresa SoftDesign um aplicativo de vagas de emprego local, chamado Trampeei. Ele ajuda a conectar candidatos do Morro da Cruz a empresários da própria comunidade, gerando economia e emprego para a região.
O aplicativo está disponível para ser baixado nos sistemas Android e IOS. Todas as informações sobre o Trampeei estão na página oficial do app no Instagram.
PROJETO MORRO DE AMORES

A partir do contato estreito com as famílias dos nosso educandos, uma demanda chegou até nós: jovens grávidas que precisam de apoio psicológico e orientação. Iniciamos um pequeno projeto que hoje acontece mensalmente com mães em vulnerabilidade e seus bebês até completarem 24 meses.
Acontecem grupos de apoio, doações conforme necessidade, palestras, orientações de profissionais gabaritados e um espaço de trocas entre as mulheres.
No futuro, desejamos poder impactar ainda mais mulheres, favorecer seus estudos e a entrada no mercado de trabalho, garantindo também uma creche local para seus filhos a partir de parcerias.
PROJETO DECOLA

O curso Decola busca preparar jovens para o mercado de trabalho e atende mais de 80 jovens no período de um ano. Tudo com o apoio financeiro do Ministério Público do Trabalho em 2022. São aulas de como planejar o futuro, saber onde buscar oportunidades de cursos e emprego, além de aula de inglês, informática, desenvolvimento emocional, valorização à vida e organização financeira!
Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos jovens na busca por emprego, principalmente a falta de preparo para lidar com o compromisso, a disciplina e as relações. Por isso, apostamos no olhar para a história de cada um, incentivando que eles possam sempre que possível primeiro terminar os estudos e se qualificar. Buscamos parceiros e doadores que possam oferecer essas vagas ou financiar cursos específicos de seu interesse.
centro de Recondicionamento de Computadores
A reforma da Capela, local criado pela própria comunidade e que busca acolher demandas sociais e culturais, possibilitou acolher novos projetos. Neste local, temos o novo CRC em parceria com a UFRGS. O CRC, Centro de Recondicionamento de Computadores, tem o objetivo de encaminhar equipamentos reformados a outros projetos sociais, formar jovens capacitados e colaborar com o meio ambiente.
O espaço físico inteiramente adaptado para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos e para a realização de cursos e oficinas, visa à formação profissionalizante e empreendedora de jovens em situação de vulnerabilidade social com foco no processamento de equipamentos de informática usados, de modo a deixá-los em plenas condições de funcionamento.
Os descartes são realizados de acordo com as orientações ambientais, evitando assim a proliferação de lixo eletrônico que vem preocupando as autoridades. Aceitamos doações de instituições e pessoas que desejem atingir vidas. Sabemos a importância da inclusão digital e os efeitos positivos de se ter equipamentos de qualidade no seu próprio lar através de Brechós Tecnológicos.