EN / BR

What we do

Social Integration Project

Conscientes de que a educação é a base para o desenvolvimento humano, nosso principal projeto, hoje, tem como objetivo oferecer um lugar de acolhimento às crianças carentes do Morro da Cruz através de atividades educativas, no turno inverso da escola. As atividades são para o público dos 7 aos 14 anos e são as seguintes: reforço escolar, aulas de artesanato, contação de histórias, aulas de dança, aulas de judô, prática de esportes além de atendimento com nutricionista e acompanhamento psicológico.

Uma grande parceria que temos é o Grupo de Estudos Sobre Educação, Metodologia da Pesquisa e Ação (Geempa), que desenvolve o método de alfabetização pós-construtivista e já auxiliou mais de dez crianças da comunidade em nossas sedes.

Obtivemos grande sucesso na alfabetização de crianças, durante o período em que realizamos este projeto piloto. Esta parceria segue e, nosso objetivo, é alfabetizar muitos outros jovens e, principalmente, adultos que tiveram sua alfabetização prejudicada por conta da exclusão e vulnerabilidade social.

Play Video

Projeto Construindo o Futuro

Sabendo que a dificuldade dos moradores do Morro da Cruz em conseguir vagas no mercado de trabalho está intimamente ligada à falta de qualificação profissional, desenvolvemos um projeto que busca ajudar a diminuir o número de desempregados entre as famílias que atendemos. Com este projeto, nosso objetivo é promover ações concretas que capacitem e propiciem a reinserção de pessoas no mercado de trabalho.

 

Por compreendermos que o público atendido pelo projeto apresenta uma série de dificuldades decorrentes da situação de vulnerabilidade social vivida pelos moradores da comunidade, visamos também o fortalecimento de suas autoestimas, aumentando assim, as chances dos candidatos. O “Construindo o Futuro” também é uma resposta ao agravamento da crise econômica e da recessão agravada pela pandemia do Covid 19.

 

Nosso projeto, além de promover a capacitação de pessoas através de ajuda na construção e melhoria de currículo, preparação para entrevistas de emprego, dicas e instruções em como ter uma boa comunicação e conduta no ambiente de trabalho, busca também fazer um mapeamento de comerciantes locais que tenham vagas disponíveis para que haja um cruzamento entre esses comerciantes e os nossos candidatos. Acreditamos muito na importância do desenvolvimento local do território e buscamos o fortalecimento do nosso vínculo com a comunidade do Morro da Cruz.


Além do Construindo o Futuro, o Coletivo deu outro passo importante rumo a ajudar na questão da empregabilidade. A partir dessas demandas e experiências, criamos junto com a empresa SoftDesign um aplicativo de vagas de emprego local, chamado Trampeei. Ele ajuda a conectar candidatos do Morro da Cruz a empresários da própria comunidade, gerando economia e emprego para a região. 


O aplicativo está disponível para ser baixado nos sistemas Android e IOS. Todas as informações sobre o Trampeei estão na página oficial do app no Instagram. 


PROJETO JANELAS ABERTAS

Sabemos que hoje o analfabetismo digital prejudica a vida social e profissional das pessoas. As dificuldades de acesso à Internet e conhecimento pode afetar até mesmo o exercício da cidadania. 


O Projeto Janelas Abertas visa oferecer inclusão digital aos moradores da comunidade. Atendemos, com aulas de informática básica e avançada, jovens, adultos e idosos. Dentro deste projeto, temos um subprojeto com jovens de 14 a 20 anos, preparando-os para a entrada no mercado de trabalho com oficinas de Reforço Escolar, Informática básica e avançada, módulos do Construindo o Futuro, aulas de cidadania e apoio psicológico.


Foi nossa forma de acolher os jovens da comunidade por mais tempo e também encaminhar nossos educandos do Integração Social que tenham mais de 14 anos.

PROJETO MORRO DE AMORES

A partir do contato estreito com as famílias dos nosso educandos, uma demanda chegou até nós: jovens grávidas que precisam de apoio psicológico e orientação. Iniciamos um pequeno projeto que hoje acontece mensalmente com mães em vulnerabilidade e seus bebês até completarem 24 meses.


Acontecem grupos de apoio, doações conforme necessidade, palestras, orientações de profissionais gabaritados e um espaço de trocas entre as mulheres. 


No futuro, desejamos poder impactar ainda mais mulheres, favorecer seus estudos e a entrada no mercado de trabalho, garantindo também uma creche local para seus filhos a partir de parcerias.