Depoimentos

Todo o trabalho realizado no Coletivo acaba impactando muitas vidas. Muitas vezes são dos próprios moradores e das suas famílias. Mas o que fazemos no Morro da Cruz também inspira nossos colaboradores e voluntários. Confira abaixo os depoimentos de algumas pessoas que tiveram a oportunidade de estar conosco. 

O que dizem sobre nós

Ubiratan Marquette Morador do Morro da Cruz e ex-colaborador

O Coletivo é transformador. Ele é uma ferramenta de libertação das questões que as famílias enfrentam como desemprego, falta de saneamento básico e saúde. Ele é uma ferramenta de ressocialização. Hoje há uma importância muito grande dessa organização dentro do território do Morro da Cruz. O impacto após o trabalho realizado ao longo dos anos mostra muitos frutos. Isso é perceptível através dos olhares das famílias e como elas se sentem transformadas pelo o que o Coletivo vem fazendo.

Stefanny Pinto Mãe de alunos do Coletivo

Eu conheci a ONG no final de 2019. Na época eu fiz a inscrição do meu filho e do meu enteado. Logo, veio a pandemia e fecho tudo. Posso afirmar que ONG foi minha parceira desde o início, hoje faz parte da minha rede de apoio.O trabalho do Coletivo no Morro da Cruz mudou e está mudando a vida da população local, atraindo inclusive olhares de fora para dentro do morro. Tudo que a ONG faz por nós, pelas moradores, os jovens, famílias, comércio, não é somente um trabalho social. São pessoas humanas que humanizam pessoas.

Maria Lucrécia Médica psiquiatra psicanalista e voluntária do Coletivo

A ONG se preocupa com a saúde das crianças. Lá acompanhei e sigo acompanhando de perto o empenho de sua presidente, Lúcia Scalco, antropóloga de formação, que trabalha ombro a ombro com a líder da comunidade, que já foi conselheira tutelar e que portanto entende da proteção de crianças, a Nira. Além de uma equipe de psicólogas com a liderança de Luísa Pires, além de outros profissionais e voluntários. A ONG não só oferece cestas básicas, que são muito necessárias e solicitadas, mas oferece a todos oportunidades.